O Banco Central do Brasil divulgou, nesta quinta-feira (26), seu Relatório Trimestral de Inflação (RTI).
A autoridade monetária elevou suas perspectivas para a inflação brasileira em 0,3 ponto percentual, passando de 4,0% para 4,3%. O limite superior da banda estipulada pela meta de inflação é de 4,5%.
Sendo assim, o RTI aponta 36% de chance de estouro do teto da meta de inflação deste ano.
Para o ano que vem, o BC também elevou em 0,3 ponto percentual suas perspectivas para o IPCA, passando de 3,4% para 3,7%, enquanto que para 2026 ela foi elevada em 0,1 ponto percentual, para 3,3%.
Dessa maneira, para o ano que vem a autoridade monetária estima que as chances de estouro do teto da meta seja de 28%, enquanto que, para 2026, a chance é de 19%.
“As projeções de inflação representam a visão do Comitê de Política Monetária (Copom) e são condicionais em um conjunto de variáveis, como as trajetórias da taxa Selic oriunda da pesquisa Focus e da taxa de câmbio baseada na teoria da Paridade do Poder de Compra (PPC)”, afirma o relatório.
“O aumento da projeção de inflação no horizonte relevante resultou principalmente da atividade econômica mais forte que o esperado, que levou a uma elevação no hiato do produto estimado, da depreciação cambial e do aumento das expectativas de inflação”.
O BC argumenta que esses fatores “mais do que compensaram os efeitos da queda do preço do petróleo e da subida da taxa de juros real”.
De forma geral, as alterações não causaram surpresa nos especialistas, dado que elas se aproximam do cenário projetado pelo mercado no último Boletim Focus.
Já com relação às perspectivas para a política monetária do país, o BC reiterou, no relatório, seu “firme compromisso” com a convergência da inflação à meta, algo que, na visão de Fabio Susteras, estrategista-chefe da SPCAP Investimentos, leva a crer que a autoridade monetária deve acelerar o ritmo de alta em seu próximo encontro.
“É bem provável que a reafirmação de seu compromisso seja um indicativo de que a próxima decisão do Comitê de Política Monetária [Copom] não seja [de alta] de 0,25 [ponto percentual], mas sim de 0,50 [ponto percentual]”, comenta, no Café com Mercado desta manhã.