O BB Investimentos publicou ontem (9) um relatório em que dá início à cobertura das ações da Hapvida (HAPV3).
O analista William Bertan, que assina o relatório, destaca a verticalização da companhia, onde os atendimentos são feitos prioritariamente em sua própria rede de hospitais, pronto-socorros, centros clínicos, unidades de diagnóstico e unidades de atendimento.
“Consideramos a estratégia de verticalização como pilar central de nossa tese de investimento na companhia e acreditamos ser um diferencial quanto à gestão, pois assegura maior controle e apresenta custos mais baixos em comparação à rede credenciada, além de permitir acompanhamento direto dos processos e qualidade dos serviços
prestados”, afirma a publicação.
Além disso, Bertan destaca, também, a posição de liderança da companhia no setor de saúde, principalmente após a sua fusão com a NotreDame Intermédica, em 2022, sua abrangência de infraestrutura, competitividade em preços e as diferentes vias de crescimento que ela apresenta.
Com relação à sua liderança e abrangência, o analista destaca que “reforça o posicionamento da marca tanto em praças já consolidadas, aumentando o potencial de atração de beneficiários, quanto em novas praças potenciais, suavizando possíveis barreiras por falta de referência”.
Olhando para a capacidade de manter preços competitivos no mercado, a publicação destaca que a proposta da companhia é de “extrema importância” e que, apesar do reajuste nos preços nos últimos anos ter ocasionado uma pequena retração no número de beneficiários, ele “permitiu a recomposição do ticket médio, que, juntamente com a eficiência na gestão de custos, resultou em melhorias na sinistralidade”.
“Tal execução, em nossa opinião, demonstra a capacidade da companhia de praticar preços competitivos com consistência financeira e operacional”, acrescenta.
“Além do potencial de crescimento por meio do aumento do número de beneficiários, consolidando sua liderança em algumas regiões e otimizando a penetração nas demais, a expertise acumulada nos diversos processos de aquisições e combinação de negócios, capturando e integrando sinergias, fortalece a frente de crescimento inorgânico com a exploração e identificação de oportunidades no fragmentado segmento hospitalar privado”.
Dessa maneira, Bertan determinou recomendação de “Compra” para as ações da Hapvida (HAPV3), com preço-alvo de R$5,50 para o final do ano que vem, com potencial de ganho de 41,39% quando comparado com o fechamento de ontem, a R$3,89.