O BB Investimentos publicou hoje (10) um relatório em que dá início à cobertura das ações da Eztec (EZTC3).
A publicação, assina pelo analista Felipe Mesquita, destaca, inicialmente, a ampla expertise da companhia em operar na cidade de São Paulo e em sua região metropolitana.
“A EZTEC manteve esse foco mesmo após o seu IPO, em 2007, captando recursos e os alocando cuidadosamente na expansão de seu banco de terrenos espalhados em pontos estratégicos ao longo da região, sequencialmente aplicando a experiência gerada pelo amplo conhecimento das dinâmicas locais em suas decisões”, afirma o analista.
“Isso engloba desde a avaliação do preço adequado de compra dos terrenos, localização, timing para realizar o lançamento – de acordo com o aquecimento da econômico da região, – até o relacionamento com fornecedores, entre outros”.
Esse diferencial também contribui para “a entrega de margens robustas que vêm sendo apresentadas pela companhia, otimizando seus novos empreendimentos em todas as etapas de planejamento, que começa por meio da decisão estratégica de investimento em determinadas regiões”.
Mesquita destaca, também, sua atuação verticalizada ao longo de toda a cadeia de incorporação imobiliária, que tem como objetivo “assegurar a maximização de margens, a fim de reduzir desperdícios e implementar melhorias nos procedimentos de acordo com a expertise acumulada ao longo das décadas de operações bem-sucedidas pela companhia”.
Além desses fatores, a publicação ainda cita como pontos importantes para a tese de investimentos da companhia o seu histórico de resultados, nunca tendo entregue um trimestre com prejuízo líquido, e de alocação de capital.
“Parte importante da tese de investimentos em EZTEC passa por entender a preferência filosófica da companhia por trabalhar com capital próprio, por meio da qual a EZTEC consegue um maior grau de liberdade na tomada de decisões de investimentos, permitindo escolher momentos de lançamentos de empreendimentos de acordo com condições mercadológicas locais”, comenta.
“Essa estratégia se dá muito em função do peso de dívidas onerosas que pode ser gerado sobre os resultados da companhia em momentos de mercado imobiliário menos aquecido, em que as companhias, que atuam no setor nessas condições, podem acabar muitas vezes em necessidade de tomada de decisões subótimas para arcar com as obrigações dessas dívidas”.
Com isso, o analista definiu recomendação de “Compra” para as ações da Eztec (EZTC3), com preço-alvo de R$19,00 para o final do ano que vem, com potencial de ganho de 36,10% quando comparado com o fechamento de ontem, a R$13,96.