O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (11), sua Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente a Agosto.
O setor apresentou queda de -0,4% no comparativo mensal, depois de crescer 0,2% em Julho.
O resultado surpreendeu os especialistas, que previam crescimento de 0,1% em comparação ao mês anterior.
No comparativo anual, o setor apresentou crescimento de 1,7%, 2,3 pontos percentuais abaixo do registrado no mês anterior.
Em 2024, o volume do setor de serviços acumula alta de 2,7%.
Apesar da queda, apenas dois dos cinco setores pesquisados registraram resultado negativo no mês, sendo Informação & Comunicação (-1,0%), que devolveu parte dos ganhos de Junho e Julho, quando avançou 3,7% de forma acumulada, e Transportes (-0,4%), que recuou pelo segundo mês consecutivo, acumulando queda de -2,0%.
Na ponta contrária, Outros Serviços foi o destaque, avançando 1,4%, seguido por Serviços Prestados às Famílias, que avançou 0,8% em Agosto.
Já Profissionais, Administrativos & Complementares permaneceu estável (0,00%) em comparação ao mês anterior.
Mesmo com a surpresa da queda, de forma geral os especialistas argumentaram que o resultado está em linha com a perspectiva de desaceleração econômica no segundo semestre do ano mesmo com a surpresa.
Apesar disso, o processo de desaceleração segue de forma mais gradual do que o esperado, corroborando a projeção de alta da taxa Selic, já que o setor avança quase 3% no ano.