A consultoria norte-americana American Data Processing (ADP) publicou, nesta quarta-feira (30), seu relatório mensal de variação no emprego no setor privado dos Estados Unidos referente a Outubro.
Foram gerados 233 mil novos empregos no mês, bem acima dos 159 mil (revisado para cima, de 143 mil) registrado em Setembro e dos 110 mil estimado pelos especialistas.
“Mesmo em meio à recuperação do furacão, o crescimento do emprego foi forte em outubro”, afirmou a economista-chefe da ADP, Nela Richardson.
“À medida que encerramos o ano, a contratação nos EUA está se mostrando robusta e amplamente resiliente”.
O destaque ficou para o setor de Educação & Serviços de Saúde, que registrou saldo líquido positivo de 53 mil novos postos gerados, seguido por Comércio, Transporte & Serviços Públicos (51 mil) e Construção e Lazer & Hospitalidade, com os dois adicionando 37 mil empregos à conta.
Serviços Profissionais & Empresariais registrou saldo de 31 mil novos postos, enquanto a Indústria registrou saldo líquido negativo de 19 mil.
De forma geral, os especialistas afirmaram que o resultado indica que o mercado de trabalho dos Estados Unidos está longe de estar enfraquecido, como se previa anteriormente, o que deve gerar um alívio nos integrantes do Federal Reserve (FED, na sigla em inglês), banco central do país.
Esse alívio, porém, pode ser traduzido em uma redução no senso de urgência do comitê de política monetária do FED (FOMC, na sigla em inglês), podendo levar a um processo de flexibilização monetária mais gradual, ganhando tempo para avaliar como a economia do país e a inflação respondem aos cortes a serem anunciados daqui para a frente.
Ainda assim, eles lembram que, após a mudança de metodologia da ADP na formulação de seu relatório, os números se tornaram menos ligados ao relatório mensal divulgado pelo Departamento do Trabalho norte-americano, o Payroll.
Os dados do Payroll de Outubro serão divulgados nessa sexta-feira. A expectativa dos especialistas é que tenham sido gerados 111 mil empregos no mês, bem abaixo dos 254 mil registrados em Setembro, com a taxa de desemprego dos Estados Unidos permanecendo em 4,1%.