A Fitch, uma das principais agências de classificação de riscos do mundo, anunciou que elevou a nota de crédito da Totvs (TOTS3) de ‘AA+(bra)’ para ‘AAA(bra)‘, com perspectiva ‘Estável’.
Com isso, a companhia atinge o nível máximo da grade de classificação da Fitch em escala nacional.
A agência argumenta que a elevação “reflete o contínuo fortalecimento do perfil de negócios da TOTVS, decorrente da maior escalada de operações, do crescimento de soluções de cloud computinge da maturação de sua estratégia de diversificação de receitas, com forte expansão do segmento RD Station (RD)”.
“A forte participação do mercado, o perfil robusto de liquidez e a geração consistente de fluxo de caixa livre (FCF) apoiam positivamente uma estratégia de crescimento via aquisição, sem impulsionar sua estrutura conservadora de capital”, acrescenta.
O comunicado ainda cita a liderança da companhia no setor de serviços de software de gerenciamento de empresas, bem como sua elevada base de receita recorrente, sua ampla rede de distribuição e seu diversificado portfólio de produtos e clientes.
“A classificação também se baseia no histórico de baixa alavancagem, bem como na crescente capacidade de geração de FCF, com boas margens em ambientes econômicos diversos”, afirma.
Para ter sua nota de crédito, a companhia precisaria apresentar uma relação (CFO – Capex)/Dívida Bruta abaixo de 20% de forma recorrente, bem como uma alavancagem líquida acima de 2x, margens FCF neutras ou negativas e/ou um enfraquecimento “material” de sua liquidez.