A AgĂȘncia Nacional de Energia ElĂ©trica (Aneel) anunciou, no fim da tarde da Ășltima sexta-feira (25), que reduziu a bandeira tarifĂĄria para Novembro de Vermelha Patamar 2 para Amarela.
De acordo com a agĂȘncia, um dos fatores que influenciou na decisĂŁo foi a melhora nas condiçÔes de geração de energia no paĂs, apesar da previsĂŁo de chuvas e de vazĂ”es nas regiĂ”es das hidrelĂ©tricas continuarem abaixo da mĂ©dia.
A Aneel tinha elevado a bandeira tarifĂĄria para o patamar vermelho no mĂȘs passado.
O anĂșncio foi considerado um alĂvio por parte dos especialistas, apesar deles alertarem que o quadro geral nĂŁo muda e que a inflação deve permanecer bem prĂłxima do limite superior da banda de variação da meta deste ano, que Ă© de 4,5%.
A Warren reduziu suas estimativas para o IPCA de Novembro em 0,13 ponto percentual, passando de -0,28% para -0,41%.
Outra instituição que tambĂ©m prevĂȘ que o Ăndice de inflação oficial do paĂs deve apresentar desempenho negativo no mĂȘs Ă© a Terra, que reduziu suas perspectivas de 0,26% para -0,08%.
A redução na projeção da BuySideBrazil foi de 0,12 ponto percentual, passando de 0,24% para 0,12%.
A consultoria também reduziu suas perspectivas para o IPCA deste ano, que passaram de 4,5%, no limite da banda superior da meta do Banco Central, para 4,4%.
Apesar da redução nas estimativas para a inflação de 2024, nenhuma instituição alterou suas perspectivas para a polĂtica monetĂĄria brasileira.