A Fitch, uma das principais agências de classificação de riscos do mundo, afirmou a nota de crédito em escala nacional da Zamp (ZAMP3) em ‘AA(bra)’.
De acordo com o relatório, publicado na semana passada, a nota “incorpora sua elevada escala, diversificação geográfica e a forte reputação de sua principal marca, Burger King, no setor de quick service restaurants (QSR) no Brasil”.
“A intensa competição no setor, a expectativa de fluxos de caixa livre (FCFs) negativos e os desafios para recuperar a rentabilidade do negócio da Starbucks após a sua aquisição atuam como limitadores da classificação”, comenta.
Além disso, a agência também revisou sua perspectiva, elevando-a de ‘Negativa’ para ‘Estável’, refletindo “a expectativa de fortalecimento na estrutura de capital e liquidez da Zamp, decorrentes do aumento de capital privado em curso, de até BRL450 milhões, e da melhora em sua rentabilidade e geração de caixa”.
“Esses fatores reduzem significativamente as pressões sobre o rating ao posicionarem os indicadores de crédito da companhia mais aderentes à classificação atual, além de apoiar sua estratégia de crescimento orgânico e por meio de fusões e aquisições”.
A Fitch acredita que a Zamp deve “acelerar sua estratégia de crescimento com os recursos da capitalização, entrando em novos produtos e mercados por meio de aquisições e investimentos na expansão e reforma de restaurantes, o que suporta a expectativa de incremento das vendas” e, em sua visão, a estratégia de adquirir a operação da Starbucks no Brasil através de um aumento de capital “torna a Zamp menos vulnerável para executar sua estratégia de recuperação desse negócio”, apesar dos relevantes riscos que ela carrega.
“A longo prazo, caso seja bem-sucedida, a aquisição deve fortalecer o posicionamento da Zamp na indústria, por meio do aumento de escala, diversificação de negócios e marcas e ganhos de rentabilidade”, conclui.
Para a companhia ter sua nota elevada, ela precisa manter um FCF neutro a positivo, Margem Ebtidar próxima a 20%, manter sua “robusta liquidez” e um perfil de vencimento de dÃvidas alongado além de manter a relação dÃvida lÃquida/EBITDAR abaixo de 2,5x.
Por outro lado, para ser rebaixada ela precisaria apresentar uma deterioração recorrente desses indicadores, apresentar indÃcios de perda de participação de mercado e/ou danos reputacionais à s marcas do grupo, além de perder a exclusividade como master franqueado da Burger King Corporation.