A Azzas 2154 (AZZA3), empresa fruto da fusĆ£o entre a Arezzo e o Grupo Soma, anunciou, na noite de ontem (9), que irĆ” descontinuar quatro de suas marcas: Alme, Dzarm, Reversa (linha feminina da Reserva) e Simples.
De acordo com o comunicado, a decisĆ£o foi tomada com base em critĆ©rios como potencial de crescimento, retorno sobre capital empregado e geraĆ§Ć£o de caixa das marcas.
“A Azzas 2154 reforƧa que movimentos de revisĆ£o de portfĆ³lio sĆ£o processos naturais na indĆŗstria de moda global e que mantĆ©m uma combinaĆ§Ć£o Ćŗnica de marcas desejadas em vĆ”rios segmentos de atuaĆ§Ć£o”, pontua.
AlĆ©m disso, ela ainda afirmou estar buscando alternativas estratĆ©gicas para outras trĆŖs marcas do grupo: BAW, Paris-Texas e Troc. Em conjunto, as trĆŖs representam aproximadamente 3% do faturamento bruto da companhia e um Ebitda prĆ³ximo do ponto de equilĆbrio.
Ainda tratando de sua reestruturaĆ§Ć£o, as marcas Brizza e FĆ”bual serĆ£o integradas Ć Arezzo e Farm, respectivamente, enquanto as marcas Carol Bassi e Foxton serĆ£o transferidas para as unidades VestuĆ”rio Feminino e VestuĆ”rio Masculino.
As mudanƧas visam melhorar a eficiĆŖncia operacional da companhia e maximizar suas sinergias e nĆ£o devem gerar custos relevantes. A previsĆ£o Ć© que o processo seja concluĆdo atĆ© Fevereiro do ano que vem.
Para os analistas da XP, as mudanƧas sĆ£o benĆ©ficas para as margens e capital de giro da Azzas 2154.
Com as exclusƵes, Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Sumer, que assinam a publicaĆ§Ć£o, estimam uma melhoria de aproximadamente 0,50 ponto percentual em sua margem Ebitda do ano que vem, “enquanto a empresa observou que essa mudanƧa deve levar a menores necessidades de estoque”.
JĆ” com relaĆ§Ć£o Ć busca por alternativas estratĆ©gicas para as marcas BAW, Paris-Texas e TROC, o trio projeta que a companhia pode atingir uma quantia de R$100 milhƵes com o desinvestimento.
“Em nossa visĆ£o, Paris-Texas e BAW podem ter interesse de investidores, com a Paris-Texas (PT) podendo sendo comprada atĆ© mesmo por seus fundadores (que possuem 35% do negĆ³cio) ou por um player estrangeiro, enquanto Baw poderia ser uma adiĆ§Ć£o interessante para players de vestuĆ”rio nĆ£o listados”, comentam.
“Embora a ARZZ [Arezzo] tenha pago R$240 milhƵes por ambas as marcas no passado, vemos um valor de atĆ© R$100 milhƵes como mais provĆ”vel, dada a recente deterioraĆ§Ć£o macro”.
Sendo assim, eles mantiveram recomendaĆ§Ć£o de “Compra” para suas aƧƵes (AZZA3), com preƧo-alvo de R$65,00, com potencial de ganho de 99,02% quando comparado com o fechamento de ontem, a R$32,66.
O time de anĆ”lises do Bradesco BBI considerou o anĆŗncio neutro.
“Quantitativamente, considerando que as marcas descontinuadas estĆ£o prĆ³ximas do ponto de equilĆbrio, nĆ£o deve haver praticamente nenhuma revisĆ£o de EBITDA ou EPS [sigla em inglĆŖs para Lucro Por AĆ§Ć£o – LPA]”, afirmam.
“TambĆ©m Ć© verdade, no entanto, que este ajuste pode gerar uma melhoria modesta no capital investido, provavelmente menor, mas marginalmente positiva para os retornos”.
Em uma anĆ”lise qualitativa, eles destacam, porĆ©m, que “o portfĆ³lio de marcas simplificado pode permitir que a gerĆŖncia aloque tempo, esforƧos e recursos para unidades de negĆ³cios de margem mais alta, diminuindo atĆ© certo ponto a complexidade e o espaƧo para distraĆ§Ć£o e, finalmente, ajudando a dar suporte aos retornos gerais”.
Sendo assim, eles tambĆ©m mantiveram recomendaĆ§Ć£o Outperform, equivalente a “Compra”, para suas aƧƵes (AZZA3), com preƧo-alvo de R$57 por aĆ§Ć£o, com potencial de ganho de 74,53%.