O Departamento do Comércio dos Estados Unidos divulgou, nesta terça-feira (4), o relatório de Oferta de Emprego JOLTs referente a Dezembro.
No mĂȘs, o paĂs registrou 7,6 milhĂ”es de vagas em aberto, abaixo dos 8,156 milhĂ”es (revisado para cima, de 8,098 milhĂ”es) registrado no mĂȘs anterior e dos 8,01 milhĂ”es estimados pelos especialistas. Esse Ă© o menor nĂvel registrado pelo relatĂłrio em 14 meses.
O resultado foi pressionado, principalmente, pelo setor de AssistĂȘncia MĂ©dica & Social, que registraram recuo de 180 mil, seguidos pelo setor Financeiro & Seguros, com menos 136 mil vagas, enquanto que Artes, Entretenimento & Recreação registrou mais 65 mil postos abertos.
Em Dezembro foram registradas 1,771 milhĂŁo de demissĂ”es, 29 mil a menos que no mĂȘs anterior, com a taxa de demissĂŁo permanecendo inalterada em 1,1%, enquanto as contrataçÔes atingiram 5,462 milhĂ”es, 89 mil a mais que em Novembro, porĂ©m 325 mil abaixo no acumulado de 2024.
Com o desempenho, a economia norte-americana conta com 1,1 vaga de emprego para cada desempregado, 0,05 abaixo do resultado de Novembro.
Para os especialistas, o resultado estå em linha com a perspectiva de desaceleração do mercado de trabalho norte-americano.
Apesar disso, eles admitem que, dado os recentes movimentos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o foco agora tende a ser mais a Casa Branca do que especificamente os dados do mercado de trabalho e da inflação do paĂs.
Isso porque algumas de suas polĂticas, como Ă© o caso do pacote tarifĂĄrio anunciado durante a semana a produtos mexicanos, canadenses e chineses, tende a fazer com que os preços subam na economia norte-americana, o que irĂĄ dificultar o trabalho do Federal Reserve (FED) daqui para a frente.
Ontem, durante um evento, o presidente do FED de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou que o cenårio estå mais incerto do que anteriormente e que, em caso de taxação de produtos importados, 100% das empresas irão repassar seus custos à população, o que tenderå a uma elevação dos preços.
No mercado, apesar da cautela adotada durante a semana, apĂłs o relatĂłrio de hoje os investidores voltaram a projetar que o FED deve reduzir os juros duas vezes este ano, sendo a primeira em Junho e a segunda em Dezembro.
Com isso, a taxa de juros do paĂs deve encerrar 2025 no intervalo entre 3,75%-4,00% ao ano, de acordo com dados compilados pela ferramenta FEDWatch, do CME Group.