A China anunciou, ainda ontem (29), que flexibilizou ainda mais as regras para o mercado imobiliário do país.
O governo chinês autorizou o refinanciamento de hipotecas como uma forma de tentar dar um suporte ao setor, que sofre com uma desvalorização contínua nos últimos meses.
Agora, o Banco Popular da China (PBoC, na sigla em inglês) permitirá que mutuários possam negociar com credores o refinanciamento de seus empréstimos usando como base a taxa que estiver valendo no mercado para as novas hipotecas, quando a diferença entre elas atingir um limite estipulado.
O anúncio dá continuidade a uma série de estímulos que foram anunciados na semana passada para tentar respaldar a economia chinesa e buscar o atingimento da meta de crescimento de 5% deste ano, em meio a dados cada vez mais preocupantes.
A flexibilização pegou os especialistas de surpresa e foi muito bem recebida.
Diversos integrantes do mercado imobiliário chinês ouvidos pela Reuters afirmaram que, após o anúncio, o volume de negócios e o interesse de investidores no setor foi muito superior a um dia comum.
“É realmente uma grande reviravolta, as políticas são tão intensivas, nunca vimos instruções tão claras para interromper o declínio dos preços dos imóveis e dar suporte ao mercado de ações”, afirmou Dickie Wong, diretor executivo de research da Kingston Securities.
Para os analistas da corretora global CLSA esse é um “começo bom e rápido” para que a meta de crescimento do país seja atingida.
“Esperamos mais injeções de liquidez do governo central para ajudar a desabastecer o mercado imobiliário e, assim, corrigir os problemas de excesso de oferta, o que leva tempo”, afirmaram, em nota.
Já o JPMorgan, ainda que tenha considerado o anúncio positivo, acredita que será necessário uma continuidade nesse otimismo do mercado, que deve ser sentida através de uma recuperação sustentável das vendas por, pelo menos, mais dois meses, para confirmar que os recentes estímulos serviram para deixar o pior para trás.
“Vimos reações de mercado semelhantes em episódios de flexibilização anteriores. Infelizmente, a melhora no sentimento do mercado acabou sendo de curta duração”, afirmou sua área de research, em relatório.