O Departamento do Comércio dos Estados Unidos publicou, na manhã desta sexta-feira (30), o Índice de Preços PCE referente a Julho.
O índice de inflação preferido do Federal Reserve (FED), banco central do país, para a tomada de decisões relacionadas à política monetária norte-americana registrou alta de 0,2% no comparativo mensal, 0,1 ponto percentual acima de Junho e em linha com o projetado.
No comparativo anual, o PCE avançou 2,5%, em linha com o registrado no mês anterior e 0,1 ponto percentual abaixo do estimado.
Seu núcleo, quando são descontados os preços dos alimentos e da energia, avançou 0,2% no comparativo mensal novamente, como previam os especialistas, enquanto que, quando comparado com o mesmo mês de 2023, ele avançou 2,6%, em linha com o registrado em Junho e 0,1 ponto percentual abaixo do projetado.
A renta pessoal do norte-americano avançou 0,3% no mês, 0,1 ponto percentual superior ao avanço registrado no mês anterior e do estimado pelos especialistas, enquanto os gastos pessoais subiram 0,5%, 0,2 ponto percentual maior que o crescimento de Junho e em linha com o projetado.
Sendo assim, o consumo pessoal real registrou alta de 0,4%, 0,1 ponto percentual acima do crescimento visto em Junho.
A pouca variação atrelada à fala de Jerome Powell, presidente do FED, na semana passada, acabou gerando pouca repercussão sobre os números.
De forma geral, os especialistas afirmam que eles são condizentes com um cenário de corte de juros, mas que a redução deve ser mínima, de 25 pontos-base (0,25 ponto percentual), frustrando as expectativas dos mais otimistas.
No mercado, as chances de um corte maior, de 50 pontos-base (0,50 ponto percentual) perdeu forças após o dado, passando de 34,0% ontem para 30,5%, enquanto as apostas em um corte mínimo cresceram de 66,0% ontem para 69,5%.
Poucas mudanças foram vistas para as perspectivas para as outras duas reuniões restantes no ano.
De acordo com a ferramenta FEDWatch, do CME Group, os investidores preveem mais um corte de 25 pontos-base (0,25 ponto percentual) em Novembro e um de 50 pontos-base (0,50 ponto percentual) em Dezembro, com a taxa de juros norte-americana encerrando o ano no intervalo entre 4,25%-4,50% ao ano.