O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anunciou, nesta sexta-feira (24), que elevou sua taxa de juros em 25 pontos-base (0,25 ponto percentual), com ela passando a 0,50% ao ano.
Esse Ć© o maior patamar para os juros japoneses em 17 anos.
A alta, porƩm, era amplamente esperada pelo mercado, jƔ que integrantes da autoridade monetƔria vem tratando de assunto abertamente para tentar evitar um choque nos mercados.
Em outro relatório, publicado um pouco antes da divulgação, a inflação japonesa avançou 3,6% em Dezembro, no comparativo anual, 0,7 ponto percentual acima do registrado em Novembro, porém em linha com o estimado.
Seu núcleo, quando são descontados os preços de alimentos frescos e de energia, registrou alta anual de 3,0%, também conforme o esperado.
Em seu comunicado, o Banco do JapĆ£o destacou que os juros continuarĆ£o subindo, em um processo de normalização da polĆtica monetĆ”ria do paĆs.
Apesar disso, Kazuo Ueda, presidente do BoJ, afirmou, em coletiva, que não possui qualquer ideia predefinida para os próximos passos.
āTomaremos uma decisĆ£o em cada reuniĆ£o de polĆtica [monetĆ”ria], analisando os desenvolvimentos econĆ“micos e de preƧos, bem como os riscos envolvidosā, afirmou ele.
De forma geral, os especialistas projetam que pelo menos mais um aumento deve ocorrer neste semestre.
Para Neil Newman, chefe de estratĆ©gia da Astris Advisory Japan, āas taxas continuarĆ£o a subir Ć medida que os salĆ”rios aumentam, a inflação permanece acima de 2% e hĆ” algum crescimento na economiaā.
Stefan AngĆ©lica, economista para o JapĆ£o da Moodyās Analytics, partilha da mesma visĆ£o, prevendo um novo aumento de mesma intensidade em seis meses.